fbpx

Qual a relação entre flacidez e o envelhecimento?

8 de julho de 2022
Qual a relação entre flacidez e o envelhecimento?

A flacidez é um dos problemas mais comuns que afeta milhares de mulheres e também homens. Este termo é comumente usado, mas o que exatamente significa? 

A flacidez é caracterizada pela falta de tônus ​​muscular relacionado à idade e aparece devido à perda de colágeno e elastina – duas proteínas que dão firmeza na pele e nos tecidos.

 

Principais causas

A falta dessas proteínas é uma das principais causas de flacidez. Esta condição ocorre naturalmente, mas também por outros fatores, tais como hábitos alimentares e variações de peso.

  • Com o envelhecimento, as fibras se deterioram e tornam-se menos resistentes. Isto resulta em uma perda de firmeza dos tecidos musculares e cutâneos.
  • Comer alimentos industrializados e com grandes quantidades de gorduras pode acelerar os efeitos do envelhecimento no corpo, com isso, proporcionam o aumento de peso e desaceleração do metabolismo, o que torna mais difícil para o corpo queimar gordura de forma eficaz.
  • O fumo reduz os níveis de colágeno e também danifica a elastina. O consumo de álcool tem efeitos semelhantes, aumenta o risco de desenvolvimento de doenças hepáticas  reduz a produção de colágeno) e o prejuízo à circulação sanguínea (que inibe a oxigenação adequada ao tecido).
  • Com o estiramento da pele na gravidez (barriga e seios) as estrias surgem mais intensas devido ao rompimentos de fibras de colágeno.

 

Tipos de flacidez

A flacidez da pele é uma condição progressiva que começa a aparecer quando a pele perde sua elasticidade e se torna mais frágil, o que resulta em flacidez e rugas. As principais causas são o envelhecimento, fatores biológicos e alterações hormonais.

Já a flacidez muscular ocorre quando os músculos perdem o tônus e a firmeza, o que resulta em fraqueza e atrofia. As principais causas são sedentarismo, falta de exercício físico, falta de ingestão de proteínas, hipotireoidismo e desnutrição.

 

Tratamento para a flacidez da pele

Os tratamentos para a flacidez tissular vão agir estimulando a produção de novas fibras de colágeno e elastina, tornando a pele mais firme, elástica e resistente. Algumas opções de procedimentos são os bioestimuladores de colágeno e fios de PDO. Os bioestimuladores não podem ser aplicados em todas as regiões da face, por isso, em alguns casos, pode ser necessária a associação dos dois procedimentos (bioestimuladores injetáveis + fios de PDO).

Também existem opções menos invasivas, como a mesoterapia (aplicação de enzimas) e o microagulhamento (micropunturas com aplicação de ativos específicos para rejuvenescimento). O ideal é sempre ser avaliado por um profissional de confiança que irá indicar qual a melhor opção para o seu caso.

 

Tratamento da flacidez muscular

Os tratamentos para flacidez muscular utilizam eletroestimulação – com parâmetros diferenciados para cada grau. Podem ser utilizados equipamentos de eletroestimulação aliado a exercícios de musculação para potencializar os resultados. 

 

Se você tem dúvidas e gostaria de saber mais sobre o método Royal Face para combater a flacidez, entre em contato conosco e marque sua avaliação gratuita! 


Selo de franquias

franquias
mais próximas

A Royal Face conta com dezenas de clínicas de estéticas franqueadas em todo o Brasil.

Círculo cores

avaliação gratuita

Carnê da beleza em até 24 vezes no boleto.

Depoimentos