Pele oleosa: características, cuidados e tratamentos

10 de setembro de 2021
Pele oleosa: características, cuidados e tratamentos

 Como controlar a oleosidade da pele do rosto? Tratar e evitar espinhas/acnes e cravos, também é uma preocupação? Acabar com aquela sensação de pele gordurosa, evitar as espinhas que deixam marcas e manchas na pele, assim como diminuir a incidência de cravinhos, pode ser uma questão de adequar sua rotina de cuidados, além de tratamentos específicos e personalizados.

 Separamos algumas dicas de cuidados que vão mudar a saúde da pele do seu rosto, mas o primeiro passo é: conhecer a sua pele. Cada pessoa tem um tipo de pele e, para peles diferentes, são necessários cuidados diferentes. Então, antes de montar qualquer rotina de skincare, esse é o princípio básico, saber qual o seu tipo de pele.

 Está em dúvida se sua pele é oleosa? 

 

Características da pele oleosa

 A pele mais comum entre as brasileiras
 A alta produção de sebo normalmente deixa a pele com a sensação gordurosa e brilho excessivo. As peles do tipo costumam ter tendência a acne. Os poros dilatados acabam acumulando impurezas e assim surgem as espinhas e cravinhos. Se você se identifica com essas características, provavelmente a sua pele é oleosa. 

 

Cuidados para ter uma pele saudável

  • Higienização – sem excessos

 A etapa de limpeza é importante para todos os tipos de pele, no caso da oleosa essa importância se torna ainda mais perceptível. Lavar o rosto logo pela manhã serve para retirar o excesso de sebo produzido durante a noite e preparar a pele para receber os produtos das próximas etapas. 

 O rosto pode e deve ser higienizado em outros momentos do dia, ajudando a eliminar células mortas e impurezas que podem obstruir os poros, mas um erro muito comum cometido por quem possui uma pele oleosa é lavar o rosto em excesso, o que só contribui para desbalancear ainda mais a produção de sebo.

 Qual produto usar?
 Opte por um sabonete ou gel de limpeza que tenha em sua composição ativos reguladores de oleosidade e redução dos poros. Alguns componentes interessantes são:

 Niacinamida – controla a secreção sebácea, diminui poros dilatados e ajuda na hidratação 

 Ácido salicílico – remove as células mortas e ajuda na prevenção do surgimento de espinhas
Esses dois componentes são queridinhos que podem estar na composição de outros produtos além dos associados à limpeza. 

  • Finalizar a limpeza – sem resíduos
    Um tônico facial adstringente faz toda a diferença. Algumas impurezas são mais difíceis de serem retiradas da pele e, muitas vezes, o sabonete ou gel de limpeza não são suficientes, ainda mais se tratando de uma pele oleosa. O tônico não só limpa profundamente, como ajuda na redução dos poros e trata acne. 
    Para peles mais sensíveis, a solução micelar pode ser uma boa opção. É uma alternativa mais suave para eliminar os resíduos, mas eficaz, além de ajudar a acalmar a pele. 

 

  • Hidratação – na medida certa
    Ao contrário do que muita gente pensa, a pele oleosa deve sim ser hidratada. Uma pele oleosa, não é necessariamente uma pele hidratada. A oleosidade se trata de sebo, enquanto a hidratação se refere a quantidade de água. E, por incrível que pareça, hidratar a pele pode ajudar a controlar a produção de sebo. É claro que o tipo de hidratante tem que ser específico, sem óleo na formulação e com componentes que ajudem no controle da oleosidade.

 Qual produto usar?
 Opte por hidratantes de textura em gel, séruns, fluidos e loções. Alguns ingredientes para você ficar contente em encontrar no rótulo do seu hidratante são:

Niacinamida e ácido salicílico, além de Melaleuca que trata inflamações e ácido hialurônico que hidrata muito bem a pele, mas sem pesar.  

  • Proteção solar – efeito matte

 Proteção solar é essencial para todos e se faz necessária até dentro de casa, sabia? Pois é, não é preciso se expor diretamente ao sol para causar danos à sua pele. A iluminação artificial, bem como as telas de nossos computadores e os próprios raios UVA, podem nos prejudicar. 

 Sendo assim, não deixe de usar protetor solar diariamente. Inclusive, o uso diário ajuda a evitar que as manchas causadas pelas acnes se agravem. Apenas certifique-se de que é do tipo ideal para o seu tipo de pele. 

 Qual produto usar?
Opte por bases aquosas, aquagel, gel, sérum ou até mesmo em pó. É importante que seja oil free e não comedogênico (não obstrui os poros).

 *O protetor solar deve ser reaplicado durante o dia.  

 

  • Alimentação balanceada

 Você sabia que a alimentação equilibrada e saudável pode ajudar no controle da oleosidade?

 Alimentos ricos em vitaminas, minerais e com ação antioxidante são ótimos para esse tipo de pele. 

 Alguns alimentos que beneficiam a pele oleosa são:

  • Vitaminas A e C (vegetais e frutas amarelo-alaranjadas): manga, mamão, abóbora, cenoura – possuem substância antioxidante e as vitaminas que auxiliam na regeneração celular.
  • Vitamina C e E: laranja, abacaxi, tangerina, limão, abacate e ovo – antioxidantes que retardam o envelhecimento da pele e aceleram a cicatrização.

 

 Alimentos para evitar:

  • Gorduras saturadas: pizza, hambúrguer, batatas fritas – pioram processos inflamatórios no corpo. 
  • Farinha branca: pães e biscoitos – causam inflamação das glândulas sebáceas o que, consequentemente, pode levar à acne. 

 Citamos acima o básico do básico, mas a verdade é que a Royal não é nada básica, nós gostamos do incrível! Temos mais algumas dicas para você ter a pele dos sonhos…

 

Conheça alguns tratamentos queridinhos da Royal

 Limpeza de pele

 O procedimento é recomendado para pessoas com excesso de oleosidade na pele, presença de cravos e acnes.

 Com a limpeza de pele na Royal é possível:

  • Remover impurezas e microorganismos nocivos à pele;
  • cravos são removidos; 
  • acnes atenuadas;
  • limpeza profunda dos poros;
  • remoção e controle da oleosidade;
  • retirada de células mortas.

 Diariamente nossa pele entra em contato com poluentes do ar, poluição dos automóveis, bactérias, fuligem e muito mais, todos esses agentes danificam a pele, obstrui os poros e dificultam a oxigenação da pele. Além dos cuidados diários de skincare, realizar a limpeza de pele com um especialista periodicamente é essencial para tornar uma pele oleosa, em uma pele saudável e bonita.

 

LED Azul

 Que tal aproveitar tudo o que a tecnologia tem a oferecer para deixar essa pele um primor? Na Royal você também tem a opção de tratar sua pele oleosa com o LED azul. 

 Trata-se de um aparelho que emite uma luz azul capaz de eliminar bactérias, além de ter ação anti-inflamatória. Ou seja, reduz a espinha enquanto trata a causa dela, encurtando o período de inflamação da acne e, dessa maneira, evitando manchas. 

 O tratamento é indolor, eficaz e nada invasivo!

 

 Peeling de Ácido Salicílico 

 O ácido salicílico pode e, no caso das peles oleosas, deve estar incluso na rotina de cuidados diários (em sabonetes e hidratantes). Como citado anteriormente, é um ótimo ativo para desobstruir poros, controlar a oleosidade, acabar com os cravinhos, além de controlar e tratar acnes. No peeling ele vem justamente com as mesmas funções, mas em concentração e quantidade bem maior do que a que encontramos nos cosméticos do skincare diário, logo, sua ação é potencializada.

 Mas é claro que, antes de fazer qualquer tratamento em uma clínica Royal Face, você irá passar por uma avaliação em que o especialista definirá o melhor para o caso específico da sua pele. Ou seja, receberá um tratamento personalizado, pensado a partir de suas necessidades únicas. Gostou? Pois saiba que você pode agendar uma avaliação gratuita já!

 Acompanhe o Blog da Royal para mais dicas, pois queremos te ver cada vez mais linda(o).


Selo de franquias

franquias
mais próximas

A Royal Face conta com dezenas de clínicas de estéticas franqueadas em todo o Brasil.

Círculo cores

avaliação gratuita

Carnê da beleza em até 24 vezes no boleto.

Depoimentos