Qual a diferença entre vasinhos e varizes?

13 de outubro de 2021
Qual a diferença entre vasinhos e varizes?

 Homens e mulheres sofrem com vasinhos e varizes, é um problema muito comum.  Por mais que esteja presente na vida de tantas pessoas, muitas não fazem ideia da diferença entre varizes e vasinhos. São a mesma coisa? Será que os vasinhos, se não tratados, viram varizes no futuro? Entenda as causas e diferenças entre as condições e tratamento.

 O que são varizes e vasinhos?


 Veias varicosas e Influência Venosa Crônica:
 Vasinhos e varizes são a manifestação do mesmo problema. Ambos aparecem nas pernas quando o sangue não flui eficientemente pelas veias em direção ao coração, o que gera um acúmulo de sangue no local. 

 A diferença entre varize e vasinho se encontra no calibre da veia dilatada.
 Vasinhos: microvasos da pele que, geralmente, não são visíveis. Porém, com o sangue acumulado, além da dilatação, apresentam uma coloração azul arroxeada, ou até mesmo avermelhada. Possuem calibre fino (0,1 mm a 1 mm de diâmetro) e tendem a aparecer em quantidade, tomando a aparência de um “emaranhado de teia”.

 Varizes: se trata das veias abaixo da pele, localizadas na gordura. Tortuosas e dilatadas, no caso de microvarizes, apresentam calibre entre 2mm e 4mm, mas podem chegar a diâmetros bem maiores e, inclusive, saltar na pele –  tornam-se visíveis pela cor e alto relevo.

 Na falta de cuidado, o vasinho pode se tornar varize?

 Pessoas com varizes, geralmente, têm vasinhos. São dois problemas que, recorrentemente, aparecem juntos. É comum que muitos acreditem que se não tratar os vasinhos, eles se tornarão varizes, mas isso não é verdade. É impossível que um vasinho de torne varize justamente porque, além de estar localizado na derme (camada superficial), possui fina espessura. Ou seja, mesmo em sua dilatação máxima, apresenta um calibre muito menor do que o de qualquer varize. Mas isso não significa que a situação não possa se agravar, pois os vasinhos podem aumentar em número e ficar cada vez mais escuros. 

 O que causa os vasinhos?

 Os vasinhos tendem a aparecer depois de certa idade (em torno de 30 anos), devido ao desgaste das válvulas que trabalham para bombear o sangue. Existe uma maior incidência em mulheres e fatores genéticos também contam bastante. No entanto, uma série de hábitos também podem ser responsáveis pelo aparecimento de vasinhos, como: passar muito tempo em uma mesma posição (seja sentado ou em pé), sedentarismo, usar roupas muito justas ou sapatos de salto alto com frequência, etc. 

 Existe tratamento para acabar com os vasinhos?

 Se a preocupação é estética, não se preocupe, pois existe maneira de secar os vasinhos e acabar com a aparência de emaranhado de “teias escuras” nas pernas. 

 Escleroterapia com glicose

 A Escleroterapia consiste na aplicação de uma substância esclerosante no microvaso da pele. A substância é aplicada por meio de injeção e provoca uma reação que enrijece o vasinho e, posteriormente, o sangue acumulado é expelido. Um procedimento simples, mas que deve ser realizado por um profissional especialista. 

 Aqui na Royal Face realizamos a Escleroterapia com glicose, pois além de ser muito eficaz, se trata de uma substância natural e absorvível, com baixos índices de rejeição. Sendo assim, não causa alergias ou irritações e apresenta um resultado imediato. Mas é claro que, dependendo da quantidade de vasinhos, são necessárias várias sessões.

 Contraindicações:
O procedimento não é indicado para diabéticos, pois pode alterar o índice glicêmico. 

Principais vantagens do procedimento

  1. Eficácia: os vasinhos vão sumindo conforme a glicose é aplicada e as pernas ficam livres das “teias”. 
  2. Rapidez: além da rapidez no que se refere a duração da realização do procedimento, os resultados podem ser notados imediatamente. 
  3. Praticidade: não há a necessidade de internação, exames ou pós-operatório e a recuperação é rápida. No mesmo dia da realização do tratamento, o paciente já pode ir para casa.
  4. Sem cortes ou pontos: a execução do tratamento é descomplicada e com riscos muito reduzidos se comparada a uma cirurgia.

 

 Se interessou? Pois saiba que na Royal Face você pode contar com os melhores profissionais, preparados para avaliar a situação dos seus vasinhos e te ajudar a eliminá-los já. Não perca a oportunidade, agende uma consulta cortesia na clínica mais próxima de você!


Selo de franquias

franquias
mais próximas

A Royal Face conta com dezenas de clínicas de estéticas franqueadas em todo o Brasil.

Círculo cores

avaliação gratuita

Carnê da beleza em até 24 vezes no boleto.

Depoimentos