Por que surgem vasos e varizes nas pernas?

Por que surgem vasos e varizes nas pernas

Primeiramente, se você não possui vasos e varizes nas pernas, com certeza conhece alguém que tem.

Principalmente mulheres, que é o público alvo desta patologia.

Normalmente, os microvasos ficam localizados em uma camada mais superficial da pele e não causam desconforto para a saúde, apesar de afetar a autoestima.

Entretanto, as varizes são mais profundas e elas causam dor, coceira e uma sensação de peso nas pernas.

“Mas por que será que os microvasos e varizes surgem em nosso corpo?”.

Para obter a resposta desta pergunta, continue a leitura do artigo e tire todas as suas dúvidas.

Como se formam vasos e varizes nas pernas
Como se formam vasos e varizes nas pernas

Entenda como os vasos e as varizes se formam

As veias são responsáveis em levar de volta para o coração o sangue pobre em oxigênio, repleto de gás carbônico e contendo produtos do nosso metabolismo que são formados durante o funcionamento dos músculos.

Neste percurso que o sangue faz, ele passa pelos pulmões eliminando o gás carbônico e preenchendo-o com oxigênio.

Este caminho é longo e ocorre contra a gravidade quando estamos sentados ou em pé.

O correto seria que o fluxo sanguíneo seguisse o sentido contrário ao que realiza, mas como isto não acontece, as veias apresentam válvulas unidirecionais, que permitem a passagem do sangue no coração inviabilizando que ele volte para as pernas, seguindo a inércia da gravidade.

Quando as válvulas não funcionam corretamente, o sangue retorna de maneira constante para os membros inferiores devido a força da gravidade.

Por conta deste processo denominado de “refluxo”, as veias da perna sofrem com o aumento da pressão e ao longo do tempo isto resulta no surgimento dos microvasos e varizes nos membros inferiores.

Portanto, podemos dizer que, as varizes e vasos que surgem nas pernas (pois outras partes do corpo também podem desenvolver microvasos) são o resultado de um aumento constante e prolongado da pressão nas veias dos membros inferiores, ocasionando o mau funcionamento de suas válvulas.

Contudo, se com o passar do tempo a pressão continuar acontecendo, as veias vão se tornar dilatadas, tortuosas e alongadas, formando as varizes.

A causa do surgimento de vasos e varizes nas pernas

Um dos principais motivos que desencadeiam o surgimento dos vasos e varizes nos membros inferiores é o fator genético.

Sim, você herda da sua família este problema de saúde.

Alguns hábitos, como usar roupas apertadas, utilizar um calçado inadequado, não realizar atividade física, passar longos períodos em pé sem se movimentar ou sentado com as pernas penduradas, também podem estimular o surgimento dos vasos e varizes.

Outro fator primordial no surgimento de varizes e microvasos nas mulheres é o uso dos hormônios, como anticoncepcional e reposição hormonal para a menopausa.

Grávidas também podem desenvolver, mas caso isso ocorra exclusivamente por conta da gestação, o obstetra que acompanha a gravidez deve ser notificado imediatamente para investigar se está tudo bem com o bebê.

Como tratar os vasos e varizes nas pernas
Como tratar os vasos e varizes nas pernas

Cuide da sua saúde beleza e bem-estar com a Royal Face

Atualmente, existem alguns procedimentos estéticos minimamente invasivos para tratar os microvasos.

Um deles é a Secagem de Vasinhos, também conhecida como escleroterapia com glicose.

Este procedimento você encontra aqui na Royal Face e a melhor parte é que não precisa de cortes e muito menos de internamento em nossa clínica.

Já para as pessoas que sofrem com as varizes, o mais recomendado é buscar o médico angiologista. Ele indicará o cuidado ideal para a sua situação.

Para saber mais sobre a Secagem de Vasinhos que a Royal Face oferece, agende uma avaliação gratuita conosco e venha cuidar de você.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

logotipo royal face