Perguntas e Respostas sobre o Preenchimento Facial

Perguntas e Respostas sobre o Preenchimento Facial

Como é feito o preenchimento facial?

O preenchimento facial é uma técnica realizada em consultórios e clínicas que injeta determinada substância na região em que se tem como finalidade aumentar o volume e valorizar traços faciais.

A técnica é realizada com anestesia local ou tópica, dependendo da profundidade pode ser injetada com agulhas ou cânulas de diferentes calibres e dimensões. Já para essa técnica na região dos lábios é utilizado um bloqueio anestésico, assim como é utilizado em procedimentos odontológicos.

Quais produtos podem ser utilizados para fazer o preenchimento?

Alguns dos produtos utilizados para preenchimento facial são:

Ácido hialurônico: substância produzida naturalmente pelo corpo, portanto as chances de rejeição são praticamente nulas.

Ácido Polilático: bioestimulador de colágeno, efeito temporário com baixa chance de rejeição.

Gordura: retirada do próprio corpo do paciente, geralmente do abdômen através da lipoaspiração, portanto, apresenta mínima chance de rejeição e tem efeito definitivo.

Polimetilmetacrilato (PMMA): tem efeito definitivo, é uma substância inorgânica e não absorvível, com alto índice de rejeição.

Para quem é indicado este procedimento?

O preenchimento facial é indicado para tratar:

  • Rugas finas;
  • Sulcos faciais: sulco nasogeniano, ou, popularmente conhecido como bigode chinês;
  • Correção de cicatrizes;
  • Preenchimento labial (dar volume);
  • Preenchimento para olheiras;
  • Correção e remodelação da maça do rosto.

Qual é o tempo de efeito do preenchimento?

O tempo de duração depende da região tratada e do material utilizado, podendo se estender de 1 a 5 anos, de acordo também com a orientação do profissional. Estudos mostram que aplicações sucessivas tendem a melhorar os efeitos dos preenchedores.

Qual a idade mínima do paciente para realizar o preenchimento?

A procura pelo método começa em torno dos 25 anos, onde surgem os primeiros sinais do envelhecimento, porém, não há idade mínima para fazer o preenchimento.

O resultado com preenchimento com ácido hialurônico pode ser visto imediatamente?

É possível visualizar aos efeitos do ácido hialurônico logo após a aplicação, diferente da toxina botulínica que demora em torno de uma semana e tem como objetivo atuar suavizando os movimentos do músculo, minimizando e prevenindo a formação de rugas. O preenchimento com ácido tem como objetivo amenizar rugas já estabelecidas e remodelar o contorno da face.

É necessário repouso?

Não exigido repouso após o procedimento, somente algumas recomendações pós procedimento.

O procedimento pode causar inchaço?

Por ser um procedimento que utiliza agulha, é normal que possa surgir um inchaço e manchas roxas, porém desaparece em poucos dias. O desconforto pode ser amenizado com aplicação de gel no local do preenchimento logo após a técnica e ao longo dos primeiros dias de pós-procedimento.

Existem restrições após o procedimento?

A orientação é que o paciente evite massagear a área tratada, não praticar exercícios físicos até 24 horas após aplicação e fazer compressas geladas para evitar ou amenizar os hematomas.

Deixe uma resposta