Como tratar ou melhorar a aparência das olheiras? O que causa elas? Você sabia que não existe um único tipo?
Esse problema ao redor dos olhos podem ser escuras, fundas e/ou flácidas.
E assim como existem distintos tipos, as causas e tratamentos também são diferentes.
Então, se você sofre com esse problema ao redor dos olhos, saiba que antes de tratá-las, precisa conhecê-las.
Tipos de olheiras
- Profundas: A cavidade do globo ocular é mais profunda, criando uma sombra.
- Escuras: Quando a pele abaixo dos olhos apresenta uma coloração mais escura, seja ela amarronzada ou arroxeada/azulada.
- Flácidas: Caracterizadas pelas bolsas, pele fina e enrugada.
O que causa esse problema ao redor dos olhos?
1. Profundas
O processo de envelhecimento ocasiona perda de volume das áreas do rosto e pode ser o fator responsável pelo aparecimento das olheiras profundas. Porém, normalmente, esse tipo de olheira está ligada a genética, ou seja, a própria condição da estrutura óssea, tanto que pessoas jovens podem apresentar olheiras profundas2. Escuras
Podemos dividir as olheiras escurecidas em duas subcategorias embasadas em suas causas.
De um lado temos as vasculares, relacionadas ao acúmulo de hemoglobina na região dos olhos, proveniente da má circulação sanguínea.
Do outro, as melânicas (ou pigmentares) que podem ser categorizadas como um tipo de melasma, causadas pelo excesso de melanina na região e que se agrava com fatores externos, como exposição indevida ao sol.
3. Flacidez
Surgem com o envelhecimento da região. A flacidez do músculo evidencia as bolsas de gordura.
Como tratar e melhorar a aparência das olheiras
- Profundas
Preenchimento com ácido hialurônico
O preenchimento de olheiras melhora o nivelamento da cavidade com as maçãs do rosto, além de evitar o efeito sombra na região. O resultado é um semblante bem mais jovial, aliviando o aspecto de cansaço.
Após o procedimento, com o passar dos dias, o clareamento da região se torna mais notável ainda, como um resultado do afastamento da pele dos vasos sanguíneos. Além disso, a textura da pele fica perceptivelmente melhor no decorrer do tempo, já que o ácido hialurônico estimula a formação de colágeno na região, combatendo o surgimento de sinais de envelhecimento e conferindo hidratação.
2. Escuras
Vasculares:
Carboxiterapia
A infusão de gás carbônico nas camadas da pele, além da melhora na circulação sanguínea, promove o estímulo de produção de colágeno e observa-se eficácia na regeneração do tecido. A união desses fatores resulta no clareamento da região dos olhos, se mostrando uma ótima técnica para garantir um olhar mais leve.
Melânicas:
Peelings Químicos
Os peelings químicos consistem na aplicação de substâncias compostas de ácidos sobre o rosto. Esses ácidos promovem o desgaste controlado da pele para permitir sua regeneração e trazer à tona uma versão mais bonita e saudável.
O Peeling mais indicado para clarear e amenizar as olheiras melânicas é o de ácido tioglicólico, procedimento que favorece a remoção de células mortas e promove a suavização das alterações do envelhecimento na pele, sendo assim, ideal para olheiras causadas pelo excesso de pigmentação.
3. Flacidez
Fios de sustentação de PDO lisos
Os fios de PDO (polidioxanona) são bioestimuladores de colágeno e têm como função melhorar a qualidade da pele. Com altíssimo poder de estímulo à produção de colágeno e ótimos para aplicação em áreas de pele fina, se mostram uma alternativa incrível para o caso de olheiras flácidas. Atuam justamente melhorando a flacidez, além de prevenir e disfarçar rugas, retardar o envelhecimento e promover uma aparência mais rejuvenescida.
Agora você já sabe os tipos, causas e tratamentos, mas ainda está em dúvida sobre qual seja o seu caso em específico? Isso é normal, inclusive, pode haver uma associação de fatores, sendo assim, o ideal é sempre receber um diagnóstico especializado antes de optar por qualquer um dos tratamentos. Aqui na Royal Face você passa por uma avaliação personalizada, em que as suas metas e necessidades serão avaliadas antes da realização de qualquer procedimento. Agende já sua avaliação gratuita e descubra qual o tratamento ideal para suas olheiras.