Franquia ou negócio próprio: qual o melhor para você?

25 de agosto de 2021
Franquia ou negócio próprio: qual o melhor para você?

 Você já sabe que quer entrar para o universo do empreendedorismo, mas está em dúvida entre investir em uma franquia ou começar um negócio próprio do zero? Agrupamos algumas informações que podem te ajudar a se decidir, acompanhe a seguir. 

Você gostaria de começar com maior segurança? 

 Então talvez você se encante pelo modelo de franquias. 

  • Suporte ao franqueado No caso da Royal Face, o suporte é segmentado e bem estruturado. Temos especialistas em diversas áreas prontos para atuar diante das demandas que surgirem. Além dos treinamentos realizados pela equipe da rede que garante a padronização e qualidade dos serviços prestados por todos os colaboradores e franqueados.

  • Marca já consolidada no mercado Imagine só quanto tempo leva para uma empresa recém nascida ganhar credibilidade no mercado? A confiança do seu público não vai ser conquistada do dia para noite, mas quando se começa com uma franquia, uma marca já reconhecida no mercado, essa confiança pode estar presente assim que as portas do seu novo estabelecimento se abrem. 

 

 E sabe o que isso gera? Uma probabilidade de lucro mais rápido, afinal, acaba pulando algumas etapas na hora de se apresentar ao mundo e conquistar o público. Com uma marca consolidada, as pessoas reconhecem o padrão do serviço com facilidade, por isso, a tendência é que a franquia se torne lucrativa mais rapidamente. Além de exigir um menor investimento em divulgação. É claro que, seja franquia, ou negócio próprio, o investimento em marketing é indispensável, mas quando se trata de uma marca bem difundida, o investimento em divulgação pode ser um pouco menor

 

  • Produtos/fornecedores Aqui está um assunto que não é dor de cabeça para quem investe em uma franquia. Os produtos seguem um padrão de qualidade e, no caso da Royal, por exemplo, são previamente testados pela franqueadora, logo, já chegam as filiais com os franqueados cientes de como o produto funciona e como devem trabalhar com ele. Outra coisa é em relação aos fornecedores homologados, o que facilita a compra e ainda costuma garantir acordos positivos, gerando algum desconto. 

 Esses são alguns pontos cruciais que definem as vantagens de se investir em uma franquia. O franqueado não precisa se preocupar em testar os produtos, adotar uma metodologia ou um plano de negócios aleatório, assim como não precisa se preocupar em conquistar todo seu público com uma marca que ainda não tem história. Sendo assim, as chances de uma franquia prosperar são maiores, por isso se trata de um investimento mais seguro. 

 Mas calma lá… Isso significa que o negócio próprio não tenha suas vantagens? Não é bem assim, a questão é que cada tipo de negócio, assim como cada perfil empreendedor, possui suas características e necessidades distintas.

Você trocaria a segurança por autonomia? 

 Então talvez o negócio próprio seja para você. 

 

  • Flexibilidade Ao optar pela franquia, você terá que obedecer uma série de regras que é o que garante a padronização dos serviços da marca. Já num negócio próprio, você poderá adequar o funcionamento do seu negócio de maneira mais livre, o que obviamente não isenta da necessidade de estruturação. 

  • Identidade própria A franquia já vem com a identidade estabelecida, o que, para muitos, é uma grande vantagem. Mas se você sonha em ter algo que seja uma expressão única, individualizada tanto em relação ao decorativo, como identidade visual, até a solução proposta ao mercado, então o seu caminho provavelmente é o negócio próprio.

 

 São esses pontos primordiais que possibilitam a maior autonomia.  E se sua ideia é trazer uma novidade para o mercado ou construir as suas próprias regras, então o que você precisa é de autonomia. 

 A verdade é que, no fim das contas, não existe um tipo de negócio certo ou errado, mas existe aquele que pode ser melhor para o seu caso, por isso é preciso avaliar quais as suas metas e necessidades antes de escolher um modelo de negócios. 

 Ainda está em dúvida? Que tal conversar com um consultor Royal Face e ficar por dentro de todo o funcionamento do modelo de franquias? Preencha o formulário, baixe nossa apresentação e então aguarde, pois um de nossos consultores entrará em contato.


Selo de franquias

franquias
mais próximas

A Royal Face conta com dezenas de clínicas de estéticas franqueadas em todo o Brasil.

Círculo cores

avaliação gratuita

Carnê da beleza em até 24 vezes no boleto.

Depoimentos