Como uma boa comunicação é importante nesse modelo de negócio?
Quando o assunto são franquias, mais do que uma relação contratual, estamos falando de uma parceria de pessoas, o que significa que uma boa comunicação é imprescindível.
Veja como isso pode contribuir para uma relação bem-sucedida:
- Ajuda a transferir conhecimento: a relação entre as duas partes tem grande importância em uma franquia, uma vez que há uma série de normas de conduta a serem seguidas pelo franqueado. Para um crescimento saudável, a comunicação deve ser contínua, de modo que a empresa adquira os conhecimentos necessários para uma atuação próspera;
- Propicia a troca de ideias: mais do que a sincronia de interesses e do perfil da marca, um bom relacionamento entre franqueado e franqueador permite uma troca de ideias eficiente. Assim, todos podem estar na mesma página, evitar imprevistos e garantir uma parceria de sucesso;
- Auxilia no cumprimento das regras de contrato: mantendo um contato constante com o franqueador, as chances de que o franqueado cometa algum erro são reduzidas. Isso também contribui para que as empresas troquem feedbacks constantes, a fim de que todas as cláusulas previstas em contrato sejam cumpridas por todos.
Como desenvolver uma relação positiva entre franqueado e franqueador?
Agora que você já sabe como uma boa comunicação é essencial em um modelo de franquia, é hora de conferir as principais dicas para ter uma relação próspera e saudável entre franqueado e franqueador. Confira!
Preze pela honestidade e transparência
Quem decide investir em uma franquia deve ter consciência de que a honestidade e a transparência são elementos que impactam diretamente no futuro de todos.
Afinal, se o empreendedor não for sincero em suas ações, isso vai gerar uma grande insatisfação no trabalho e ainda trazer prejuízos.
Desse modo, é essencial ter conversas transparentes desde o início, buscando deixar claro seus objetivos e expectativas.
Enquanto durar o acordo, ambas as partes devem trocar informações baseadas na honestidade, principalmente no que diz respeito à parte financeira. Assim, nenhum lado será prejudicado.
Para que todas as condições relacionadas à marca sejam seguidas e respeitadas à risca, basta consultar a Circular de Ofertas de Franquia (COF).
Esse é o primeiro documento ao qual o franqueado tem acesso e reúne todos os direitos e deveres das duas partes, devendo ser analisado com atenção.
Desenvolva a confiança
Assim como a transparência e a honestidade, a confiança é outra característica fundamental para uma relação saudável entre franqueado e franqueador.
Mas ao contrário dos outros aspectos, a confiança é algo que deve ser cultivado ao longo do tempo.
Para que a marca enxergue o empreendedor como um parceiro na realização de suas metas e objetivos, é preciso adotar alguns cuidados no dia a dia.
Entre as práticas que contribuem para isso incluem buscar sempre ter proximidade com a rede, manter um diálogo constante e jamais omitir informações.
Mantenha a união entre as partes
Com o tempo, a relação entre franqueado e franqueador tende a evoluir e sofrer mudanças, mas é imprescindível que os dois lados se mantenham unidos.
Além de compartilhar metas e objetivos, eles devem entender e manter a missão, valores e propósito da marca..
Para compreender a importância da união, basta imaginar que o sucesso será possível somente com uma boa relação profissional entre ambos.
Se isso não ocorrer, não haverá alinhamento sobre os processos, informações podem ser perdidas e todos sairão prejudicados.
Essas são apenas algumas dicas que podem ajudar você a como desenvolver uma relação saudável e próspera entre franqueado e franqueador.
No entanto, como cada negócio possui sua particularidade, é preciso ter atenção ao processo para que todas as partes saiam satisfeitas.
Garantir que todos respeitem os direitos e deveres previstos em contrato é o principal passo para isso.
Assim, haverá uma maior união e sinergia no relacionamento e todos poderão atuar em prol da geração de lucros e do crescimento profissional.
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