Em textos anteriores, explicamos o que é o metabolismo e a importância do seu funcionamento para o organismo dos seres vivos.
Mas hoje, vamos te explicar qual é a relação do metabolismo com o emagrecimento e o ganho de músculos.
Será que há alguma conexão entre eles?
Para descobrir a resposta, continue a leitura do artigo!
Metabolismo X Emagrecimento
Pessoas que estão em processo de emagrecimento buscam constantemente métodos para acelerar o metabolismo e fazer com que o corpo gaste energia e auxilie a queima calórica.
Sim, o metabolismo tem relação direta com o emagrecimento.
Mas este não é um processo fácil, ainda mais à medida que vamos envelhecendo e o metabolismo vai ficando mais lento.
Contudo, para que o metabolismo te ajude de forma saudável a perder peso, além da prática regular de atividade física, é fundamental manter uma alimentação balanceada e o mais natural possível, deixando de lado os alimentos ultraprocessados.
Outros fatores da rotina como dormir bem, manter o corpo hidratado e tentar consumir alimentos que aceleram o metabolismo (pimenta, café, chás diuréticos, gengibre, canela, etc) também vão te ajudar na perda de peso.
A relação do estresse com o metabolismo
Como o metabolismo está relacionado aos processos químicos do organismo, controlar o estresse também é essencial no emagrecimento.
Devido ao fato de o cortisol ser liberado em resposta ao estresse e ansiedade, quando está em excesso no organismo, sua ação faz com que o gasto calórico reduza e aumente o estoque de gordura.
Desta forma, o organismo entende que está prestes a vivenciar uma situação de perigo e deixa a digestão em segundo plano.
Portanto, busque inserir na sua rotina algumas atividades que proporcionem prazer e libere as tensões.
Essa, além de ser uma ótima forma de contribuir com o funcionamento do metabolismo, também traz muitos benefícios para a autoestima e para o psicológico.
O metabolismo X Formação de músculos
Quanto maior for a porcentagem de massa magra no corpo de uma pessoa, maior será a necessidade de o organismo queimar calorias para manter o seu volume.
Com isso, a primeira consequência do ganho de músculos é a aceleração do metabolismo, resultando na perda de gordura.
Segundamente, esse fator também ajuda com a definição do músculo, pois o excesso de gordura no organismo acaba sendo eliminado através do processo de aceleração do metabolismo.
Contudo, quando um indivíduo tem uma boa reserva de massa magra na musculatura corporal, ele preserva a saúde do coração e da circulação sanguínea.
Por isso, a partir do desenvolvimento de músculos e da perda de peso, aliada a uma dieta balanceada e uma vida longe de estresse, o organismo produz defesas naturais contra várias enfermidades, devido ao sistema imunológico fortalecido.
Em especial as cardiovasculares, como: diabetes, pressão alta e até mesmo o infarto.
Cuide da sua saúde
Enfim, como observamos no decorrer do texto, manter o metabolismo funcionando corretamente vai te auxiliar na perda de peso.
Sendo o ganho de massa magra um dos fatores que contribuem para que o metabolismo se mantenha em perfeito funcionamento.
Portanto, se você está em busca de cuidar da sua saúde e melhorar o seu bem-estar, conte com profissionais capacitados para te proporcionar um suporte completo.
Aqui na Royal Face é possível encontrar diferentes procedimentos estéticos para promover o melhor funcionamento do seu metabolismo.
Entre em contato conosco e agende uma avaliação gratuita.