Como funciona o metabolismo

Confira como funciona o metabolismo

Se você sempre quis entender como funciona o metabolismo, o conteúdo a seguir é para você. Confira!

Com certeza alguma vez na vida você já ouviu alguém falar “eu tenho o metabolismo acelerado” ou então, “eu tenho o metabolismo lento”, para justificar a perda ou o ganho de peso.

Mas o que significa a palavra metabolismo? Será que ela realmente está associada aos quilos a mais ou a menos que ganhamos?

Apesar de ser uma palavra falada demasiadamente pelas pessoas, muitos não sabem o seu significado.

Por isso, se este é o seu caso, continue a leitura deste artigo, pois hoje trouxemos um conteúdo repleto de informações para você entender tudo sobre metabolismo.

Boa leitura!

Metabolismo: o que é?

O metabolismo nada mais é do que processos contínuos que ocorrem em nosso organismo, como a digestão, respiração e o funcionamento cardiovascular.

Esse conjunto de reações em que substâncias químicas passam por transformações dentro do corpo, resulta na produção de energia para mantê-lo funcionando corretamente, através da síntese, degradação e aproveitamento dos nutrientes ingeridos.

Portanto, o acúmulo ou a queima de gordura, o ganho de massa magra, a produção de calor corporal e todos os processos que envolvem a formação de tecidos ou o uso de energia, fazem parte de um grupo no qual chamamos de metabolismo.

Contudo, saiba que o metabolismo não é algo exclusivo dos seres humanos. Este processo químico ocorre em todos os seres vivos.

Agora, saiba que as reações que compõem esse processo do organismo podem ser classificadas em dois grandes processos metabólicos, que são: o catabolismo e o anabolismo.

Continue a leitura e confira o significado de cada um.

Conheça o que é o metabolismo
Conheça o que é o metabolismo

Como funciona o metabolismo

O metabolismo se divide em dois tipos de processo, confira quais são eles:

Catabolismo

O catabolismo, que também é conhecido como metabolismo oxidativo, são as reações químicas que ocorrem no organismo e que tem como objetivo a “quebra” de moléculas.

É durante este processo que ocorre a liberação de energia para a realização de diversas atividades.

E também é durante o catabolismo que os lipídios, os carboidratos e as proteínas são quebrados em produtos menores e mais simples, ganhando força para liberar energia e alimentar todas as reações anabólicas corporais, inclusive temperatura e construção de músculos.

O anabolismo

Já o anabolismo, ou metabolismo construtivo, está diretamente ligado às reações químicas de construção de moléculas, ou seja, ele cria uma “reserva” de nutrientes para o corpo.

Além disso, o anabolismo é controlado pelos hormônios e pelo sistema nervoso, atuando para garantir total desenvolvimento celular do organismo.

Esse processo ocorre durante a ingestão de alimentos e depois da prática de exercícios físicos.

Como funciona o metabolismo: Fatores que alteram sua atividade

Antes, você precisa entender que cada pessoa tem um funcionamento próprio do organismo.

Algumas pessoas apresentam dificuldade para emagrecer, outras já possuem dificuldade para ganhar massa magra ou ganhar peso, ou então sofrem com a falta de energia para praticar atividade física.

Mas ao contrário do que muitos pensam, isso não é apenas responsabilidade do metabolismo. Também tem a ver com a TMB – Taxa Metabólica Basal.

Em outras palavras, a TMB se refere a quantidade de calorias que o organismo queima até mesmo em repouso para manter as suas funções vitais em funcionamento.

Uma Taxa Metabólica Basal baixa, é sinônimo de um metabolismo mais lento. Isso significa que o seu organismo não consome muitas calorias para se manter estável.

Já uma TMB mais alta significa um metabolismo mais acelerado, o que significa que o seu corpo gasta mais calorias mesmo sem você fazer muito esforço físico.

Portanto, confira algumas características que contribuem para que o seu metabolismo e a sua TMB estejam com o funcionamento desregulado:

Fatores que alteram o metabolismo
Fatores que alteram o metabolismo

Genética

A genética influencia muito no metabolismo.

Cada indivíduo nasce com um biotipo. Então, quem nasceu com predisposição a ser obeso, terá mais dificuldade em manter o percentual de gordura menor.

Isso também acontece em caso de pessoas muito magras.

Idade

Quanto mais velhos vamos ficando, o número de calorias necessárias para manter o corpo funcionando reduz drasticamente.

Isso ocorre devido a diminuição da massa magra e pelo envelhecimento dos órgãos.

Com isso, o metabolismo desacelera e o organismo fica mais lento para fazer os seus ciclos habituais.

Como funciona o metabolismo: Gênero

Boa parte dos homens tem facilidade para emagrecer, definir a musculatura e ganhar massa magra mais do que as mulheres, correto?

Isso porque o homem, geralmente, tem mais massa muscular e consequentemente, o metabolismo é mais rápido.

Em compensação, os homens precisam se alimentar em maiores quantidades para suprir suas necessidades diárias.

Além desses itens que citamos, a prática regular de atividade física, sono de qualidade, alimentação balanceada e manter os exames em dia, principalmente os hormonais, vão te ajudar a manter o metabolismo funcionando.

Desta forma, o seu organismo funcionará melhor e você terá uma vida mais saudável e equilibrada.

Ficou com alguma dúvida? Conte com a Royal Face para esclarecê-las!

Entre em contato com a nossa equipe.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

logotipo royal face