Clínica de beleza e estética: 8 dicas para fidelizar clientes

Clínica de beleza e estética: 8 dicas para fidelizar clientes

 A fidelização de clientes é tão importante quanto atrair novos. Entenda como a sua clínica de estética precisa atuar para fidelizar seus pacientes. Seguindo algumas estratégias, uma relação de confiança será estabelecida e se manterá, resultando na fidelização de seus clientes e movimentação do seu negócio. 

 Imagine-se abrindo um novo negócio agora mesmo… sua marca não é conhecida, seus serviços não foram testados pelo público, você precisará conquistar seu espaço e provar a competência de sua clínica de estética do zero. A fidelização de clientes é muito importante, porque é justamente ela o que tira você desse estágio. Fidelizar clientes é o que torna o seu negócio conhecido e respeitado no mercado, acabando com a necessidade de esforços gigantescos e constantes para ser notado. Para se tornar uma referência no mercado, ter clientes fidelizados é um passo essencial. 

 Porém, se você começa com uma franquia de estética renomada, seus clientes já são, de certa forma, fidelizados, certo? É verdade, quando se começa com uma marca reconhecida no mercado, você já inicia seu negócio em outro ponto. Pois a sua clínica, por mais que tenha acabado de abrir as portas, carrega todo o prestígio e a expectativa de um atendimento padronizado (em relação ao oferecido pela marca já conhecida pelo público). Isso realmente ajuda e faz com que você já comece seu negócio sem tanta necessidade de lutar pela notabilidade e confiança do público, mas isso não significa que você não tenha que fazer mais nada para manter seus clientes fidelizados. Pelo contrário, cabe a sua gestão e a sua equipe manter os clientes fidelizados e isso deve ser uma preocupação diária. 

 

Estratégias para fidelização de pacientes na clínica de estética 

 

1. Entregue valor desde o início
A interação com o paciente da clínica é importante desde o primeiro contato. Esteja atento aos detalhes e certifique-se que esse momento inicial já está sendo valioso para o cliente. 

2. Atendimento humanizado

Quando um paciente busca uma clínica e um profissional da saúde estética, ele não busca um atendimento desprendido, ele busca um tratamento completo, mesmo que inconscientemente. A aparência é algo que está muito conectado à autoestima, logo, trabalhar com ela exige certa delicadeza e capacidade de empatia. Quem não se sente mais seguro e amparado diante um atendimento humanizado que se mostra capaz de enxergar além do superficial? 

3. Saiba dizer não
Muitas vezes acreditamos que para agradar o cliente, devemos dizer sim a qualquer pedido que ele faça e isso não é o ideal. O atendimento em uma clínica de estética deve ser responsável antes de qualquer coisa e, por isso, algumas vezes será preciso negar alguns pedidos ou sugestões. Esses momentos exigem que o profissional esteja seguro de suas funções e responsabilidades e explique, com clareza e gentilmente, o porquê não é possível atender àquela demanda. 

4. Ofereça suporte e acompanhamento responsável

Procedimento realizado, resultado perfeito e então acabou? Nada disso, o paciente quer, precisa e merece receber acompanhamento depois da realização de seu procedimento. Dê a devida atenção no pós. 

5. Evite atrasos

Simples assim… Ninguém gosta de esperar e sentir que seu tempo está sendo desperdiçado.

6. Realize pesquisas de satisfação
Seja por formulário, NPS (Net Promoter Score) ou uma conversa informal. Escutar seus pacientes é a melhor forma de saber o que eles querem, precisam e no que seu negócio pode melhorar. 

7. Use os feedbacks
A comunicação com seus clientes está estabelecida? Use tanto as críticas construtivas, quanto as sugestões interessantes. Além de melhorar o atendimento, também aumentará seu crédito com os clientes por deixá-los confiantes de que são escutados e respeitados em sua clínica.  

8. Garanta um ambiente agradável 

Decoração, limpeza, aroma, temperatura, uniformes, tudo isso deve ser levado em consideração. Quando se trata de uma franquia de estética, cada um desses detalhes tendem a ser padronizados, mas algumas coisas sempre dependerão de cada colaborador e gestor, por mais que tenham passado por treinamento: a receptividade, tom de voz amigável, a forma de fazer com que o cliente se sinta acolhido, mesmo que ele esteja trazendo uma crítica.

 

 Os franqueados da Royal Face já começam com a grande vantagem de fazer parte de uma marca reconhecida e prestigiada no mercado. E não para por aí, nosso atendimento humanizado e responsável é padrão nas unidades, por isso a rede não para de crescer. Os clientes que já eram fidelizados, normalmente, permanecem sendo e, os que estão sendo atendidos pela primeira vez, tem uma grande chance de se tornarem fidelizados. 

 

 E sabe o que possibilita isso? 

 É que além de ser uma marca renomada, a rede se preocupa com o desempenho de cada clínica e com a satisfação dos clientes de modo geral. Dessa maneira, a Royal entrega todo o suporte necessário para que as clínicas sigam cada uma das diretrizes que permitem realizar o melhor atendimento possível e conquistar a confiança de seus pacientes.

 

 Como isso acontece na Royal?

  • Treinamento contínuo:

 Centro de Treinamento presencial em Curitiba/PR e Royal Face Academy (universidade EAD).  

  • Segmentação do suporte:

  Equipe de especialistas, nos mais diversos setores, sempre a postos para lidar com as diferentes demandas da franquia.

 

 Gostaria de saber mais sobre o suporte, estrutura para os treinamentos e como fazemos para conquistar a confiança dos pacientes de nossas clínicas? Preencha o formulário e, em breve, um de nossos consultores entrará em contato. 

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